sábado, 30 de junho de 2012

Projeto Gentileza - Resgatando Valores



Emef Santa Rita de Cássia
Secretaria de Educação do Município de Aracaju
Projeto Resgatando Valores / Projeto Gentileza


Professora Fátima Marques
2012

*                     Projeto Gentileza
            
1 – Justificativa:

Este projeto foi pensado a partir da observação do comportamento dos adolescentes da EMEF Santa Rita de Cássia.  Pretende refletir como se dão os relacionamentos  dos adolescentes  entre si, com os professores,  funcionários da escola e com a comunidade em que vivem.
Observa-se que  tais relacionamentos, em sua maioria, se expressam concretamente em xingamentos, violência física e verbal, gestos obscenos, atitudes desprovidas de educação e civilidade, sendo, em grande parte, reflexos do ambiente familiar,  social e midiático.
Há também a necessidade de se elevar os níveis de leitura e diminuir o analfabetismo funcional, que tem sido nos últimos anos, um problema  específico desta unidade escolar e da educação brasileira em geral.
A inspiração para o tema do projeto, veio da música “Gentileza” da cantora e compositora Marisa Monte, que homenageia José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza.

2 – Objetivos:

a)      Geral:    - Despertar para a importância de gestos e ações que envolvam gentileza, civilidade e respeito ao outro.
                          
b)      Específicos:
        - Ampliar a visão de mundo e melhorar o nível de letramento;
        - aproximar o alunos da leitura, tornando-a  familiar;
        - incentivar  a utilização correta da fala e da escrita;
         - colaborar para a redução dos índices de analfabetismo funcional.

3 – Público: 8os e 9os. anos


4 – Calendário de Execução do Projeto

Mês
Atividade
Desenvolvimento da Atividade
No. de aulas
Abril
No. 1 – (1ª. Parte) - Sensibilização a partir do texto: “O Poder da Gentileza” 







2ª. Parte: Correção da atividade (ortografia)


Leitura em grupo (formato circular) – questionamentos  (Percepção do texto, valores e posturas);
- Atividade escrita; (Ver modelo Atividade no. 1 – Anexo 1)
- Músicas: (Canção da América, Coração de Estudante ou Instrumental)


- Cada aluno deverá fazer a sua correção, usando um dicionário.


01








01
No. 1 – (1ª. Parte) - Sensibilização a partir do texto: “O Poder da Gentileza” 







2ª. Parte: Correção da atividade (ortografia)


Leitura em grupo (formato circular) – questionamentos  (Percepção do texto, valores e posturas);
- Atividade escrita; (Ver modelo Atividade no. 1 – Anexo 1)
- Músicas: (Canção da América, Coração de Estudante ou Instrumental)


- Cada aluno deverá fazer a sua correção, usando um dicionário.


01








01



Maio
No. 2 - Criação e formatação de um mural em sala de aula (a partir da Atividade No. 1): As frases do texto e letras das músicas que fizeram parte da atividade anterior.

No. 3 -Diálogo: Atitudes gentis que melhoram a vida das pessoas


No. 4. Semana: Frases gentis que podem influenciar as pessoas


- Material necessário:  Papel madeira, pincéis e lápis de cor, figuras, imagens,  divulgação no mural da atividade no. 1,cola, durex, linha nylon, entre outros


Discussão dialogada sobre o que os alunos escreveram ou disseram.
Sensibilização com música


Criação das frases com ilustração


02




01




01
Junho
Montagem de um painel a partir da atividade No. 4
- Material necessário:  Papel madeira, pincéis e lápis de cor, figuras, imagens,  divulgação no mural da atividade no. 1,cola, durex, linha nylon, entre outros


01
Agosto
Atividade No. 5 - Pesquisa sobre o Profeta Gentileza




Atividade No. 6 – Pesquisa: – Como a imprensa falava de gentileza

- Criar uma pequena biografia do Profeta Gentileza

Montagem de um mural contendo: A Biografia do Profeta, a indicação do site estudado e a letra da música Gentileza (Marisa Monte)

02




02
Setembro
Atividade No. 7: Ações gentis na escola (Cartilha Bullying)




Atividade No. 08



Atividade No. 9

Definir linha de ação através da discussão dialogada



Mural “A Prática da Gentileza” – divulgar o que foi definido na linha de ação (atividade anterior)

- Relatos das ações gentis

01




02



01
Outubro
Atividade No. 10 – (1ª. Parte)
Gentileza com os animais: Estudando a Lei de Proteção aos animais.


2ª. Parte

 - Leitura e discussão dialogada ou vídeo sobre os direitos dos animais


Painel sobre os direitos dos animais com fotos ou imagens


01



02
Novembro
-  Ações gentis na escola: (1ª. Parte) - Praticando a gentileza na escola: Gentileza com os professores e funcionários: A ideia é praticar a gentileza: Bom dia, boa tarde, com licença, desculpe, obrigado(a), etc....

2ª. Parte: Tarefas as serem realizadas na escola durante a semana


- Diálogo sobre a temática

01
Dezembro

-  A Gentileza como um ato de amor ao próximo
2ª. Parte: A gentileza com o corpo: alimentação.
Encerramento do Projeto


- Diálogo sobre a temática

- Diálogo sobre a temática - Vídeos

01

02


01





5 – Bibliografia
- Boff, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela Terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999,
- Capra, Fritjof. A Teia da Vida – Uma nova  compreensão científica dos sistemas vivos. Tradução de Newton Roberval Eichemberg. São Paulo, Cultrix.
-Braga, Rosana. O poder da Gentileza. Publicado no endereço eletrônico http:www.rosanabraga.com.br/index.
- Monte, Marisa. Música Gentileza.
- Declaração dos Direitos dos Animais.
Descrição: Descrição: Descrição: Q:\140066.ptb\MEDIA\CAGCAT10\j0298897.wmf


Nenhum comentário: