EMEF Santa Rita de Cássia – Texto no. 1 – História
– Profa. Fátima Marques
Heitor Villa Lobos: música e identidade nacional - (Por Marcus Tavares)
Concerto para Violoncelo ´- Heitor Villa Lobos
Qualquer exposição, biografia
ou entrevista sobre Heitor Villa Lobos não consegue dar conta de sua obra e
importância no cenário brasileiro e mundial. Villa Lobos foi e é um dos grandes
compositores internacionais, trazendo à tona toda a riqueza do folclore do
país. Muitos de nossos familiares, aqui do Rio e de São Paulo, puderam conhecer
de perto sua proposta de ensino. O canto orfeônico que reunia milhares de estudantes
em estádios do Rio era o símbolo máximo de um projeto que tinha o objetivo de
integrar a música à formação cidadã de crianças e jovens.
Villa Lobos também é lembrado
por ter derrubado a dicotomia entre a música popular e a erudita,
um ranço do século XIX. Por ter escrito obras genuinamente nacionais e
outras tantas para o público infantil, o que é pouco conhecido. E ainda
por ter influenciado uma legião de compositores e músicos brasileiros. Até bem
pouco tempo, ele era o maior detentor de direitos autorais [musicais] do país.
No dia 17 de novembro,
celebram-se os 52 anos de morte do compositor. Para homenageá-lo e conhecer um
pouco de sua história a revistapontocom conversou com Valdinha Barbosa e Luiz Paulo
Sampaio, ambos do Museu Villa Lobos, no Rio de Janeiro. Valdinha é responsável
pelas atividades educativas e Luiz Sampaio é assessor técnico do espaço.
Acompanhe:
revistapontocom – Quem foi
Heitor Villa Lobos?
Valdinha Barbosa e Luiz Paulo Sampaio – O mais importante compositor de música brasileira do século XX e reconhecido mundialmente como um dos grandes mestres. Devido ao tamanho, originalidade e diversidade de sua obra, Villa Lobos acabou exercendo uma enorme influência sobre todo o gênero musical brasileiro. Tomando como base o folclore nacional, ele deixou um legado para todos os demais compositores nacionais. Não é à toa que Tom Jobim dizia que devia toda a sua obra a Villa Lobos. Ele talvez tenha sido a figura mais importante na história da música brasileira.
Valdinha Barbosa e Luiz Paulo Sampaio – O mais importante compositor de música brasileira do século XX e reconhecido mundialmente como um dos grandes mestres. Devido ao tamanho, originalidade e diversidade de sua obra, Villa Lobos acabou exercendo uma enorme influência sobre todo o gênero musical brasileiro. Tomando como base o folclore nacional, ele deixou um legado para todos os demais compositores nacionais. Não é à toa que Tom Jobim dizia que devia toda a sua obra a Villa Lobos. Ele talvez tenha sido a figura mais importante na história da música brasileira.
revistapontocom – E antes de
Villa Lobos?
Valdinha Barbosa e Luiz Paulo Sampaio – Antes dele, há uma série de compositores que podem ser chamados de pioneiros. Há o Padre José Maurício, primeiro compositor brasileiro, ainda na fase do Brasil Colônia. Temos o Carlos Gomes, considerado, nas Américas, o maior compositor de óperas do século XIX. Há ainda Alberto Nepomuceno, Francisco Braga, muito amigo de Villa Lobos, e Leopoldo Miguéz. Antes de Villa Lobos, já havia, portanto, um movimento de música brasileira. Mas a chegada de Villa Lobos é uma espécie de furacão.
Valdinha Barbosa e Luiz Paulo Sampaio – Antes dele, há uma série de compositores que podem ser chamados de pioneiros. Há o Padre José Maurício, primeiro compositor brasileiro, ainda na fase do Brasil Colônia. Temos o Carlos Gomes, considerado, nas Américas, o maior compositor de óperas do século XIX. Há ainda Alberto Nepomuceno, Francisco Braga, muito amigo de Villa Lobos, e Leopoldo Miguéz. Antes de Villa Lobos, já havia, portanto, um movimento de música brasileira. Mas a chegada de Villa Lobos é uma espécie de furacão.
revistapontocom – Por quê?
Valdinha Barbosa e Luiz Paulo Sampaio – Ele é nitidamente um compositor brasileiro. O som dele é o som do Brasil. Foi, inclusive, por essa razão que ele recebeu críticas. Ele não fazia composições como os europeus. Sua diferença estava exatamente nas raízes brasileiras em que inspirava para compor. Além disso, Villa Lobos conseguiu derrubar a dicotomia que existia entre a música popular e a erudita, um ranço do século XIX. Um ranço tão forte que levou, por exemplo, o então Instituto Nacional de Música [hoje Escola Nacional de Música, da UFRJ], a não admitir em seu curso o compositor Ernesto Nazareth. O primeiro show de Villa Lobos é exatamente dedicado a Nazareth. Hoje qualquer gênero musical brasileiro tem o seu espaço.
Valdinha Barbosa e Luiz Paulo Sampaio – Ele é nitidamente um compositor brasileiro. O som dele é o som do Brasil. Foi, inclusive, por essa razão que ele recebeu críticas. Ele não fazia composições como os europeus. Sua diferença estava exatamente nas raízes brasileiras em que inspirava para compor. Além disso, Villa Lobos conseguiu derrubar a dicotomia que existia entre a música popular e a erudita, um ranço do século XIX. Um ranço tão forte que levou, por exemplo, o então Instituto Nacional de Música [hoje Escola Nacional de Música, da UFRJ], a não admitir em seu curso o compositor Ernesto Nazareth. O primeiro show de Villa Lobos é exatamente dedicado a Nazareth. Hoje qualquer gênero musical brasileiro tem o seu espaço.
revistapontocom – A educação
musical também é um forte legado de Villa Lobos?
Valdinha Barbosa e Luiz Paulo Sampaio – Sem dúvida. Mas isso acontece mais tarde, na década de 1930, quando Villa Lobos, já famoso, volta da Europa. A convite de Anísio Teixeira, então Secretário de Educação do Distrito Federal [Rio de Janeiro], assume a Superintendência de Educação Musical e Artística (Sema), período no qual é instituído o ensino obrigatório de música e o canto orfeônico nas escolas. Para Villa Lobos, o ensino de música nas escolas fazia parte de uma educação cidadã de crianças e jovens. Era necessário que os jovens soubessem cantar e conhecer a música e o folclore de seu país. Era uma questão de cidadania e identidade. Para que isso saísse do papel, como de fato aconteceu, Villa Lobos realizou um grande projeto de capacitação de professores e de implantação de condições básicas nas escolas para que o ensino pudesse ser desenvolvido. É desta época a criação do curso de Pedagogia de Música e Canto Orfeônico, ministrado por ele mesmo. Era um projeto grandioso. Villa Lobos pensava grande. Alguns pesquisadores dizem que ele foi usado pela ditadura do Governo de Getúlio Vargas. Creio que foi ao contrário: Villa Lobos aproveitou a própria ditadura, o nacionalismo, o populismo, para dar vazão ao seu projeto musical.
Valdinha Barbosa e Luiz Paulo Sampaio – Sem dúvida. Mas isso acontece mais tarde, na década de 1930, quando Villa Lobos, já famoso, volta da Europa. A convite de Anísio Teixeira, então Secretário de Educação do Distrito Federal [Rio de Janeiro], assume a Superintendência de Educação Musical e Artística (Sema), período no qual é instituído o ensino obrigatório de música e o canto orfeônico nas escolas. Para Villa Lobos, o ensino de música nas escolas fazia parte de uma educação cidadã de crianças e jovens. Era necessário que os jovens soubessem cantar e conhecer a música e o folclore de seu país. Era uma questão de cidadania e identidade. Para que isso saísse do papel, como de fato aconteceu, Villa Lobos realizou um grande projeto de capacitação de professores e de implantação de condições básicas nas escolas para que o ensino pudesse ser desenvolvido. É desta época a criação do curso de Pedagogia de Música e Canto Orfeônico, ministrado por ele mesmo. Era um projeto grandioso. Villa Lobos pensava grande. Alguns pesquisadores dizem que ele foi usado pela ditadura do Governo de Getúlio Vargas. Creio que foi ao contrário: Villa Lobos aproveitou a própria ditadura, o nacionalismo, o populismo, para dar vazão ao seu projeto musical.
revistapontocom – A
organização do Guia Prático, contendo 137 canções folclóricas, é um dos
projetos de Villa Lobos para subsidiar o ensino musical?
Valdinha Barbosa e Luiz Paulo Sampaio – Era uma espécie de material didático para os professores. Era uma coletânea de todo o cancioneiro infantil daquela época. Um trabalho primoroso. Villa Lobos fez todo o arranjo das músicas para o canto, para o canto acompanhado, para banda e piano. Uma obra que está até hoje e que inclusive acaba de ser reeditada pela Academia Brasileira de Música e pela Funarte. É curioso: Villa Lobos é um dos compositores mundiais que mais importância deu para as crianças. Ele tem um conjunto enorme de obras voltado para elas. Brincamos sempre com isso, dizendo que Villa Lobos tinha, dentro dele, uma grande criança. Afinal, dizem que gênio é aquele que mantém a capacidade criativa da criança.
Valdinha Barbosa e Luiz Paulo Sampaio – Era uma espécie de material didático para os professores. Era uma coletânea de todo o cancioneiro infantil daquela época. Um trabalho primoroso. Villa Lobos fez todo o arranjo das músicas para o canto, para o canto acompanhado, para banda e piano. Uma obra que está até hoje e que inclusive acaba de ser reeditada pela Academia Brasileira de Música e pela Funarte. É curioso: Villa Lobos é um dos compositores mundiais que mais importância deu para as crianças. Ele tem um conjunto enorme de obras voltado para elas. Brincamos sempre com isso, dizendo que Villa Lobos tinha, dentro dele, uma grande criança. Afinal, dizem que gênio é aquele que mantém a capacidade criativa da criança.
1 –
Transcreva as palavras grifadas e em seguida indique o
significado de cada uma
delas.
2 – De
acordo com o texto, a importância de Villa Lobos para
a cultura brasileira?
2a. Parte:
3 - Leia atentamente a frase abaixo:
Alguns pesquisadores dizem que ele (Villa
Lobos) foi usado pela ditadura do Governo de Getúlio Vargas. Creio que foi ao
contrário: Villa Lobos aproveitou a própria ditadura, o nacionalismo, o
populismo, para dar vazão ao seu projeto musical
- Pesquise
em seu livro didático:
a) Como se
chamava a ditadura Vargas?
b) Quais os
principais acontecimentos desse período?
c) Quais os
períodos ou divisões da Era Vargas?
d) O que é
populismo e porque Vargas era considerado um
“populista”?