segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

9o. ENCONTRO PEDAGÓGICO E CULTURAL - Dez/2010

A EMEF Santa Rita de Cássia esteve presente no 9o. Encontro Pedagógico e Cultural promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju, com o seguinte projeto:

PROJETO TEIA DA VIDA

EMEF Santa Rita de Cássia - Bairro América
Maria Edjane Soares dos Santos (Coordenação Geral), Gema Galgani Freire Dantas Santos (Coordenação Pedagógica), Ivanilde de Santana Lima (Coordenação Pedagógica) e Maria de Lourdes Costa Andrade (Coordenação Administrativa)
Responsável pelo Projeto: Fátima Maria Pereira Marques de Oliveira(1)
Período de Execução: 2009 e 2010

JUSTIFICATIVA
A preocupação com o meio ambiente e as vivências em sala de aula, deram  surgimento a este  Projeto. Para tanto, utilizamos os pressupostos da ecologia profunda, que engloba ecologia, espiritualidade e cidadania. De forma simples e direta, o Projeto tem como objetivo despertar a consciência interna, de que todos os seres vivos estão ligados a um grande ciclo de desenvolvimento, ao qual chamamos “Teia da Vida”. Pretende ainda, despertar os alunos para a responsabilidade individual e coletiva - ações de cidadania -,  nesse momento tão dramático para as sociedades humanas. As idéias geradoras do projeto estão fundamentadas nas seguintes obras: A Terra dos Mil Povos (Kaká Werá Jecupé); Da Foz à Nascente – O Recado do Rio (Nancy Mangabeira Unger) e  A Teia da Vida (Fritjof Capra).
Em linhas gerais, a ecologia profunda é uma concepção de vida que não separa os seres humanos da natureza; que compreende a vida como um todo integrado(holismo); é biocêntrica e não antropocêntrica; propõe um despertar da consciência interna.
Como inserir esses princípios no dia-a-dia? De que forma os estudantes podem  despertar sua consciência interna? Como transformar esses princípios em ações de cidadania?
A partir do exposto, devemos considerar que as idéias norteadoras do projeto são sementes lançadas nos corações e mentes de nossos alunos, para que em um determinado momento, - seja a curto, médio ou longo prazo -, surjam os frutos. Portanto, não é um projeto imediatista, é antes de tudo um projeto de vida!
Tudo começou em uma aula sobre Revolução Industrial e Meio Ambiente, numa turma de 8o. Ano, em  2008. Após a aula, uma estudante perguntou: "Professora, porque a Senhora não dá uma palestra na Escola sobre esse tema? Imediatamente respondi:"E porque não, vocês? Um grupo de seis a oito alunos logo se acercou com grande interesse. A primeira atividade foi  listar os temas ligados à questão ambiental. Apesar da complexidade do assunto, eles escolheram  ALIMENTOS TRANSGÊNICOS! E assim, surgiu a Equipe dos Transgênicos, transformarndo-se mais adiante em Projeto Teia da Vida...
 Da faísca surgiu uma chama: pesquisar, recolher as melhores informações, nos remetia a uma verdadeira revolução nos quesitos alimentação, consumismo e consciência ecológica. Esperava-se que eles protagonizassem um movimento sobre a necessidade e a urgência de banir os transgênicos, se não do planeta, mas das suas casas e até mesmo da escola. Não foi o que aconteceu; a chama retrocedeu à condição de faísca! O ano que se iniciava, na verdade, marcava a contagem regressiva, pois os alunos que integravam a “Equipe dos Transgênicos”, estavam no 9º. Ano e sua única preocupação era concluir o ensino fundamental.
 A prática demonstrava que era necessário formar uma nova equipe,  descobrir alunos com sensibilidade para as questões ambientais e com desenvoltura suficiente, para protagonizar um programa de rádio.
Em 2009, com a participação dos alunos do 8º. Ano, foi dado continuidade ao trabalho, surgindo assim, o Projeto Teia da Vida e a Rádio Viva o Verde! Com a criação da Rádio, os alunos ficaram ansiosos para gravar o primeiro programa. Mas qual tema deveria ser abordado, já que a escola não havia se empolgado com o tema  “Alimentos Transgênicos”? Obserando o comportamento de seus colegas no intervalo e a situação em que ficava a escola ao término dele, a nova equipe decidiu fazer um programa sobre o lixo na escola após o intervalo.  Surgiu a campanha: “Jogue o Lixo no Lixo e não no Chão da Escola”. (Anexo 1 )
Toda a equipe vibrou com o roteiro. O passo seguinte foi a gravação do programa. Não havia uma sala específica, não havia computador disponível, somente um minigravador com saída externa. Ainda assim, ninguém considerava que a falta de condições seria um empecilho. E de fato, não foi.
O passo seguinte foi a edição do programa. Muito suor, muitas tentativas, enfim o programa ficou pronto. Agora era só colocar no ar e o sucesso seria enorme! Não foi o que aconteceu. Apesar da escola possuir um bom sistema de som, apesar do suor da edição, os ruídos permaneceram, por causa da falta de condições da gravação externa. Só se conseguia ouvir bem, as músicas. Então, isso não seria um problema. Mas foi!  Os estudantes não queriam ouvir, nem conhecer a tão famosa MPB ou músicas educativas.
Os “locutores” da Rádio Viva o Verde (assim eles se intitulavam), que esperavam o sucesso de seu programa, de orgulhosos passaram a envergonhados e não faziam questão que suas vozes fossem identificadas. Foi um fiasco total. Apesar de tudo, a chama continuou viva!
Algumas semanas depois, a Escola foi convidada a participar de uma comemoração dos 10 anos do Projeto “Amigos da Escola”, da Rede Globo, na qual participamos com duas atividades: a primeira foi a gravação de uma chamada de rádio, no estúdio da FM Sergipe, através da qual os alunos eram convidados a participar de uma visita ao Oceanário, que culminaria com a gravação de um vídeo,  feita pelos técnicos da TV Sergipe. Os alunos participaram como apresentadores e entrevistadores, além de acompanharem a edição do vídeo, em um dos estúdios da TV Sergipe. (Roteiro das Chamadas - Anexo 2)
Em 2010, surgiram outras atividades. Foi lançada a Campanha “Temas para a Cultura de Paz”, envolvendo os alunos dos 8os. Anos. As turmas foram divididas em várias equipes;  cada equipe recebeu um tema e um roteiro para gravação de um vídeo, utilizando celular ou máquina digital. Os temas trabalhados foram: O que é Cultura de Paz? O que é certo e o que é errado? Quem conhece Mahatma Gandhi? Minhas Atitudes de Paz. (Anexo 3)
Estava tudo do jeito que eles gostam: mídia, show, entrevista. Quem deixaria de participar dessa atividade, considerando também que haveria nota de participação? Certamente, ninguém. Não é bem assim; poucos participaram e se empenharam na tarefa. Entretanto, o resultado foi além do esperado. Enfim,  algo animador! Na culminância da atividade, tivemos as seguites produções: Jornal da Paz; O que é certo e o que é errado?, Minhas atitudes de Paz
Em  junho de 2010, os 8os Anos participaram da atividade: Música Popular Brasileira(MPB) e Meio Ambiente (MA). (Anexo 4 e 5).  Considerando as condições objetivas, quais sejam: o desconhecimento da maioria dos alunos acerca da MPB e a pouca informação sobre a importância dos artistas envolvidos na pesquisa, foram apresentados painéis  em sala de aula. Mais adiante, os alunos do 9º. Ano montaram  um painel com os respectivos trabalhos.
Nete mês de novembro, está prevista a gravação de um programa de rádio sobre bullying, com a participação de alunos do 9º. Ano.
OBJETIVOS:
Geral:  Sensibilizar os alunos para os temas ambientais, visando desenvolver uma consciência planetária.

Específicos:
- Despertar os alunos e a comunidade escolar para uma percepção do mundo, que englobe todos os seres vivos;
- Despertar para a necessidade do  consumo consciente;
- Desenvolver o protagonismo juvenil, a partir de atitudes que visem  o bem-estar da coletividade.

Componentes Curriculares
Língua Portuguesa – leitura, interpretação de textos e oratória.

Artes  e História – música, colagem, desenho e montagem de painéis; pesquisa sobre MPB (Mùsica Popular Brasileira), envolvendo os artistas: Raimundo Fagner, Beto Guedes, Fátima Guedes, Zé Ramalho, Marisa Monte, Alceu Valença, Chico Buarque, Tetê Espíndola, Clara Nunes, Roberto Carlos, entre outros.

Procedimentos/Atividades:
2009.1 - Criação da Rádio Viva o Verde! e gravação de dois programas (Jogue o Lixo no Lixo e não no Chão da Escola e Chamadas para a Visita ao Oceanário, este em parceria com o Projeto Amigos da Escola e FM Sergipe);
2009.2 – Temas para Cultura de Paz (Gravação de um vídeo com celular ou máquina digital): a) O que é Cultura de Paz?; B) O que é certo e o que é errado? C) Quem conhece Mahatma Gandhi?  D) Minhas atitudes de Paz.
2010.1 – Música Popular Brasileira e Meio Ambiente (Painéis, contendo letra das músicas e Biografia dos artistas); criação de um Blog; análise de um vídeo sobre ética em relação  aos animais (8os. Anos - http://teiadavida.spaceblog.com.br).     
2010.2 – Gravação de um programa de Rádio sobre “Bulliyng”; montagem de painéis sobre a Cultura de Paz, envolvendo os seguintes temas e ou personaliades: Annie Frank; Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Paz com o Meio Ambiente, entre outros.
Resultados Obtidos:
Os resultados podem ser qualificados da seguinte forma: numa perpectiva de curto prazo, o Projeto atingiu seus objetivos, seja a partir das atividades pensadas previamente ou das que  surgiram a partir da realidade objetiva da escola e de cada um dos envolvidos.
No que se refere às questões ambientais, os estudantes detêm muita informação e teoricamente, pode-se dizer, que dominam o assunto. A grande questão é a prática, já que ela exige mudanças de atitudes e um maior grau de maturidade.
As turmas que trabalharam com o tema Cultura de Paz, demonstraram também, um domínio teórico, o que não se vê na prática, já que seus relacionamentos na escola e na família, em geral, são perpassados de atitudes violentas (simulações de agressão física, bulliyng e negação de valores éticos e espirituais).
A temática Música Popular Brasileira e Meio Ambiente revelou no início,  uma resistência às músicas das gerações anteriores, o que mais tarde foi superado pelo envolvimento de algumas equipes na apresentação dos trabalhos.
         Considerando o que foi dito na justificativa, que este é antes de tudo um projeto de vida, os resultados a médio ou longo prazo dependem exclusivamente do grau de envolvimento interior de cada um dos participantes. Sendo uma semente, a esperança é que produza muitas flores e frutos.

Referências  Bibliográficas:
CAPRA, Fritjof. A Teia da Vida. Editora Pensamento-Cultrix, Tradução Newton             Roberval Eichemberg,1996.
JECUPÉ, Kaká Wera. A Terra dos Mil Povos – Historia indígena brasileira contada por             um índio. São Paulo: Peirópolis, 1998 (Série Educação para a Paz).
LUTZENBERGER, José. Manual de Ecologia – Do Jardim ao Poder.L&PM, 2004.
UNGER, Nancy Mangabeira.  Da foz à nascente: o recado do rio. Cortez Editora, 2001.
  Biografia: Fátima Maria Pereira Marques de Oliveira, nasceu em Fortaleza, no Estado do Ceará; cursou o Ensino Fundamental na Cidade de Iguatu, na Escola São José e Colégio Rui Barbosa(CNEC); o Ensino Médio em Fortaleza, onde estudou no Colégio Juvenal de Carvalho(Salesianas). É Licenciada em História pela Universidade Estadual do Ceará(1997.2) e Mestre em Filosofia pela mesma Universidade(2001).  Iniciou no Magistério em 1998, como Professora da Rede Estadual do Ceará. Foi Professora do Curso de Licenciatura em História validado pela Universidade Vale do Acaraú, de 2002 a 2007, também no Estado do Ceará. Em 2008 ingressou na Rede Municipal de Aracaju, através de Concurso Público, sendo lotada  na EMEF Santa Rita de Cássia. (fatimamrqs@hotmail.com)
"O que significam a devastação as florestas, a contaminação das águas e do ar, a extinção de milhares de espécies; a agressão que o homem comete a seus semelhantes através da espoliação, da opressão, do etnocídio, senão um espelho externo de uma condição interior?" (Nancy Mangabeira Unger)



ATIVIDADE 1 – Programa de Rádio: JOGUE O LIXO NO LIXO E NÃO NO CHÃO DA ESCOLA
ROTEIRO
1 – Vinheta: “Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui. E mesmo se você não pode perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino. (Desiderata, autor desconhecido).

Locutor 1: Alô Galera do Santa Rita! Hoje iniciamos o Programa VIVA O VERDE, que é uma atividade do Projeto “TEIA DA VIDA”.

Locutor 2: É isso mesmo, pessoal!  O PROJETO TEIA DA VIDA tem como objetivo despertar   os estudantes do Santa Rita, para as questões do Meio Ambiente.

 Locutor 3 : Lembrem-se:  CUIDAR DO MEIO AMBIENTE É CUIDAR DA VIDA!

 Locutor 4: E aí vai a nossa primeira música: “ORDEM E PROGRESSO”, do cantor e compositor Moacyr Camargo.

(Após a música...)

Locutor 1: E aí, a nossa primeira campanha é “JOGUE O LIXO NO LIXO E NÃO NO CHÃO DA ESCOLA”

 Locutor 2: É isso mesmo, jovens! Sejamos educados, sejamos sensatos. Lixo é sujeira, é algo que não queremos; e se não queremos para nós, não devemos dá-lo aos outros, não é mesmo?

Locutor 3: Vocês sabem quem gosta de lixo, além do “Cascão” da Turma da Mônica? Ratos, baratas, mosquitos, entre outros.

Locutor 4: Por isso, jovens, nunca é demais repetir: JOGUE O LIXO NO LIXO E NÃO NO CHÃO DA ESCOLA! Outro motivo para seguirmos a campanha, é o cuidado que devemos ter com a nossa escola. Afinal, passams grande parte do nosso tempo aqui, não é?

Locutor 1: Jogue o lixo no lixo e não na rua! E não na sala de aula,  e não nas praças; muito menos nos bueiros, nos lagos, rios, mares, florestas, mangue, etc. Aí vai outra música:  NÃO JOGUE O LIXO NO CHÃO, do cantor e compositor Dércio Marques.

(Após a música)

Locutor 1: JOGUE O LIXO NO LIXO E NÃO NO CHÃO DA ESCOLA! Vamos valorizar o trabalho dos funcionários, pessoas trabalhadoras que cuidam bem da escola, para que possamos ter um ambiente limpo e agradável.

TODOS: JOGUE O LIXO NO LIXO E NÃO NO CHÃO DA ESCOLA!

Locutor 2: Há muito tempo que falo da natureza e do amor. Das coisas mais simples, dos homens, de Deus. Canto sempre a esperança, acredito no azul que envolve o planeta toda manhã.

Locutor 3: Depende de mim, depende de nós. Escuto o silêncio, ouço uma voz que vem de dentro e enche de luz, toda a nossa tribo. Somos todos índios!

Locutor 4: Tenho pensado na vida e no prazer de viver. Nas coisas bonitas entre eu e você Meu canto sempre é de luta, por um mundo de paz. Cuidar das florestas e dos animais.
Todos: Depende de mim, depende de nós. Escuto o silêncio, ouço uma voz que vem de dentro e enche de luz, toda a nossa tribo. Somos todos índios!
Locutor 1: Aí vai outra música, SOMOS TODOS ÍNDIOS, interpretada por Raimundo Fagner (Música de Vinicius Cantuária).

Locutor 2: Aqueles que verdadeiramente amam a Deus, cuidam da sua obra.

Locutor 3: Todos aqueles que amam o animais, as florestas e todos os seres vivos, colaboram com a grande e maravilhosa, Teia da Vida, que é obra do Criador.

Locutor 4:  Qual o caminho para o verdadeiro ser humano?

Todos: Cuidar das florestas e dos animais. Cuidar das pessoas, cuidar da vida.

Música: Oração de São Francisco, com Raimundo Fagner

Locutor 1: Porque não devemos jogar o lixo no chão? Jovens: se jogarmos o lixo no chão, estaremos contribuindo com o aquecimento global. A natureza é muito importante para  a nossa vida. O que seríamos sem água? Nossa vida acabaria, não é? Por isso não devemos jogar o lixo no chão. Quando a Terra adoecer, nós, os causadores disso vamos adoecer também. Então jovens, vamos preservar o mei ambiente, para que o verde das matas seja mais verde o azul das águas seja mais azul e o sorriso do ser humano seja mais aleggre. Vamos presernvar o meio ambiente. Sou Luan Belushi Santos Lemos, estudo no 8.A e sou locutor da Rádio Viva o Verde!

Música: Gentileza (Marisa Monte)

Locutor 2: Eu sou Eduardo Vinicius Alves dos Santos, do 8º. B: Jogue o Lixo no Lixo e não no chão da Escola. Vamos preservar o meio ambiente.

Locutor 3: Meu nome é Angelo Santos, sou do 8º. Ano C. Não destrua os bens que a natureza coloca a seu dispor. Ajude a natureza!

Música: Cante, Ame, Todo instante faça o bem (Nando Cordel)

Locutor 3: Jovens, devemos cuidar da escola; devemos cuidar da nossa cidade, devemos cuidar de nosso Estado e também do nosso País. Vamos cuidar do Planeta! Sou Carlos Lucas, do 8º. C e sou locutor da Rádio Viva o Verde!

Vinheta: “Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores. Você merece estar aqui. E mesmo se você não pode perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino. (Desiderata, autor desconhecido).

Música (Dia de Índio – Baby Consuelo)

Fim do Programa.

 ATIVIDADE 2 - CHAMADAS PARA A RÁDIO VIVA O VERDE! (2º. Programa)

Locutor 1: Atenção Galera do Santa Rita! A Rádio Viva o Verde, em parceria com os
AMIGOS DA ESCOLA e FM Sergipe, anuncia as seguintes atividades:
Locutor 2:    25 de Agosto: Visita ao OCEANÁRIO com os participantes do Projeto Teia da Vida, para gravação de um vídeo.
Locutor 3: 26 de Agosto - Visita à TV Sergipe para a criação e edição do vídeo.
Locutor 4: 28 de Agosto: Um dia dedicado ao Meio Ambiente em nossa Escola, com apresentação de trabalhos, vídeos e oficinas. Venha participar!
Locutor1: participaram desta chamada: Paula (9º. Ano B) –  Paula Conceição (7º. Ano C) e Katherine (9º. Ano D)
Locutor 1: Agradecmos a todos os  técnicos que nos ajudaram nesta atividade e ao Grupo Gestor da Escola Santa Rita de Cássia.
Locutor2 : A Rádio Viva o Verde agradece ao Projeto AMIGOS DA ESCOLA.
Locutor 3: Esta é mais uma atividade do Projeto Teia da Vida.

ATIVIDADE 3 –  TEMAS PARA CULTURA DE PAZ
- Entrevistas com alunos, professores e funcionários.
- Tecnologia utilizada:  celular ou máquina digital
1 – O que é certo e o que é errado?
2 – Jornal da Paz
3 – O que você faz pela Paz?
4 – O que é Cultura de Paz?
5 – Quem conhece  Mahatma Gandhi?


ATIVIDADE 4 – MÚSICA POPULAR BRASILEIRA E MEIO AMBIENTE
- Equipes com três componentes: Painéis: As equipes apresentarão em sala de aula, painéis contendo: letra da música, foto do compositor ou cantor, Biografia e áudio;
Músicas:

“O pulsar de uma estrela na noite é o mesmo do coração. Homens, árvores, serras, rios e mares são um corpo, com ações interdependentes.  Esse conceito só pode ser compreendido através do coração, ou seja, da natureza interna de cada um.”“
(Kaká Werá Jecupé)


– Forças da Natureza(Clara Nunes);  – Planeta Água (Guilherme Arantes); – Eternas Ondas (Zé Ramalho);
– O Sal da Terra (Beto Guedes); – Terra (Caetano); – Oração ao Tempo (Caetano);
-  Papagaio do Futuro/Côco das Serras (Alceu Valença); – Na Chapada (Tetê Espíndola);
– Quyquyho (Tetê Espíndola); – Amazônia (Roberto Carlos); – O Progresso (Roberto Carlos);
-  Cio da Terra (Chico  Buarque e Milton Nascimento); – Passaredo (Chico Buarque);
– Arco-íris (Fátima Guedes); – Força Verde (Zé Ramalho); – Dia de Índio (Baby Consuelo);
– Um índio (Caetano Veloso); – O Segundo Sol (Nando Reis)