segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

GINCANA 2010 - RESGATANDO VALORES


A Gincana  foi o resultado do Projeto Resgatando Valores na Escola (ver artigo). O tema foi inspirado na música de SIBA.
PROJETO INTERDISCIPLINAR RESGATANDO VALORES

GINCANA - "TODA VEZ QUE EU DOU UM PASSO O MUNDO SAI DO LUGAR" - EXERCITANDO OS VALORES NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA:
Conscientes das transformações e crises do mundo moderno, marcado pela inquietação, insegurança, ausência de paz, comportamentos negativos e desigualdades sociais; enfim, uma época contaminada pela inversão de valores, os professores do turno vespertino desenvolveram um projeto tendo como culminância a gincana: Toda vez que eu dou um passo o mundo sai do lugar: Exercitando os valores na escola
OBJETIVOS:
·         Resgatar valores fundamentais dentro do espaço escolar;
·         Estimular uma visão positiva com relação à vida e ao mundo que o cerca;
·         Conscientizar o grupo sobre a importância de manter sentimentos claros e limpos;
·         Levar o grupo à vivência da responsabilidade, organização, respeito, cooperação e união como valores básicos para o amadurecimento do indivíduo;
·          Valorizar os conceitos éticos fundamentais construindo assim uma sociedade mais harmoniosa.

REGULAMENTO:

A Gincana realizar-se-á no dia 17 de dezembro de 2010, na EMEF. Santa Rita de Cássia.

a)      A gincana terá a participação de todos os alunos do 7ª ao 9º anos do Ensino Fundamental do turno vespertino;
b)      Cada equipe deverá ter uma cor e um nome de um valor que a identifique. (Todos os integrantes deverão usar uma identificação própria através da camisa)
c)      Cada equipe deverá ter um grito de ordem;
d)     Cada equipe deverá ter dois líderes (alunos);
e)      Cada equipe deverá ter professores responsáveis;
f)       As equipes deverão ser compostas pelos alunos das turmas;
g)      Aos Professores responsáveis e aos líderes, cabe a responsabilidade de representar a equipe, entregar as tarefas e/ou delegar, bem como falar em nome da equipe;
h)      No dia da gincana cada equipe terá o seu lugar demarcado, não sendo permitida a dispersão para outros locais.
i)        Convidar 01 pessoa da família para torcer por sua equipe.
j)        Todas as equipes deverão estar prontas no horário estipulado pela comissão de organização. Não haverá tolerância de horário. A equipe que não estiver presente perderá pontos.
k)      Não será permitido atraso na apresentação das tarefas; caso ocorra, a equipe perderá a chance de apresentá-la e portanto, os pontos. Os casos omissos serão resolvidos pelo júri e comissão.
l)        A comissão julgadora Será composta por professores do Colégio, pessoas da comunidade e SEMED.
m)    Os jurados serão rigorosos quanto à disciplina na execução das tarefas. Portanto, deve-se organizar a torcida de modo que o silêncio seja respeitado e não atrapalhe outras equipes. A equipe que atrapalhar a apresentação das outras equipes estará sujeita à punição com perda de pontos.
n)      As equipes terão direito de reclamar ao júri por intermédio de seus representantes, e estes devem estar atentos a qualquer engano por parte do júri.
o)      Os componentes de cada equipe trabalharão em conjunto na realização das tarefas.
p)      Cada equipe deverá nomear três representantes para ajudarem na preparação do local; e dois para organizar o local após a gincana.
q)      A equipe que ultrapassar o tempo previsto para apresentação estará sujeita à punição com perda de pontos;
r)       A pontuação de cada tarefa é de 0,0 a 10,0.
s)       Se houver empate, na contagem final da pontuação entre os vencedores, serão realizadas tarefas de desempate.
t)       As equipes serão premiadas com os valores abaixo em todas as disciplinas de acordo com a observação a seguir:
Obs. Cada professor atribuirá a nota a cada aluno, de maneira diversificada, de acordo com a frequência dos mesmos nas suas aulas.
u)      A equipe vencedora receberá:
1º lugar – 3,0 pontos
2º lugar – 2,0 pontos
3º lugar: 1,0 ponto
Obs: A 6º Avaliação para a equipe vencedora valerá 7,0, para o segundo lugar 8,0 e para o terceiro lugar 9,0.
TAREFAS
TAREFA Nº 01 - TEATRO

 Cada equipe deverá produzir uma peça teatral com o tema: Exercitando atitudes de valores na escola.
a)      Não é permitido leitura do texto na apresentação;
b)      Cada equipe terá 10 minutos para apresentação.

TAREFA Nº 02 –  CESTA NATALINA
Cada equipe deverá arrecadar com os seus componentes, alimentos para montar UMA CESTA NATALINA para ser doada a pessoas carentes da comunidade.
 Na cesta deverá conter:
·         1 Kg de Açúcar
·          1 Kg de Arroz
·         1 Kg de Farinha de Milho
·         1 Kg de Feijão
·         1kg de farinha
·         01 lata de óleo
·         01 pote de ameixa
·         01 goiabada
·         01 panetone
·         01 pacote de biscoite amanteigado
·         01 pacote de biscoito Salgado
·         01 pacote de biscoito recheado
·         01 pacote de milho de pipoca
·         01 copo com Azeitona
·         01 lata de kitut
·         01 pocote de bala sortida
·         02 unidades de sabão em barra
·         01 desodorante
·         01 pacote de macarrão
·         01 pacote de queijo ralado
·         01 caixa de caldo de carne ou legumes
·         01 vinho
·         01 lata de ervilha
·         01 lata de milho
·         01 pote de maionese
·         01 frasco de vinagre
·         01 caixa de cremogema
·         01 sabonete
·         01 creme dental
·         01 caixa de leite longa vida
·         01 caixa de creme de leite
·         01 lata de leite condensado
·         01 pacote de sabão em pó
·         01 pacote de achocolatado em pó
·         01 caixa de extrato de tomate
·         01 pacote de café torrado
·         01 lata de sardinha
·         01 pacote de sal refinado
·         01 pacote de tempero
Tempo para apresentação: Cada equipe deverá trazer todo o material pela manhã, para conferência pela coordenação da gincana.

TAREFA Nº 03 –  PAINEL
 Cada equipe deverá montar um painel mostrando atitudes de solidariedade em situações de Catástrofes ocorridas no mundo.
a)      Todo painel deve ser montado com material ecologicamente correto;
b)       Um aluno deverá fazer um breve relato oral para o público presente sobre o fato;
c)      Perderá o ponto da tarefa a equipe que relatar o fato fazendo leitura do texto.
d)     Cada equipe terá 05 minutos para apresentação.

TAREFA Nº 04 –  ENTREVISTA E GRÁFICOCada equipe deverá realizar
uma pesquisa na comunidade do bairro América  e adjacências, sobre tipos de violências sofridas por eles ou familiares usando um questionário elaborado pelos alunos com 60 pessoas (20 crianças, 20 jovens e 20 adultos), depois montar um gráfico apresentando os resultados.

a)      Os resultados devem ser apresentados em material ecologicamente correto.
b)      Cada equipe terá 05 minutos para apresentação.

TAREFA Nº 05 –  APRESENTAÇÃO  DE IMAGENSCada equipe deverá realizar uma pesquisa sobre a biografia de Sebastião Salgado, apresentar juntamente com uma imagem fotográfica de um trabalho do mesmo, numa zona de conflitos.
a)      Cada equipe terá 05 minutos para apresentação.

TAREFA Nº 06–  CONFECÇÃO DE MATERIAL
Cada equipe deverá produzir símbolos sagrados de 02 segmentos religiosos, o significado de cada símbolo.
a)      Todas as peças devem ser produzidas com material ecologicamente correto.
b)      Cada equipe terá 05 minutos para apresentação.
TAREFA Nº  07 – PRODUÇÃO DE TEXTO
Cada equipe deverá produzir um texto de acordo com o tema da gincana( poesia, poema, música, mensagem, outros) em seguida apresentar declamando, dançando, cantando ou dramatizando.
a)      Os alunos, na hora da apresentação, não poderão fazer uso de nenhum papel para leitura;
b)      Serão avaliados na apresentação entonação, postura, interação do grupo.
c)      Cada equipe terá 05 minutos para apresentação.

TAREFA Nº  08 –  CONVIDADO
Cada equipe deverá convidar alguém da comunidade ou da família, para relatar aos presentes uma situação real envolvendo atitudes de valores que vivenciou.
a)      Cada equipe terá 05 minutos para apresentação
TAREFA Nº 09 –  TAREFA LIVRE
 Cada equipe deverá realizar uma apresentação de uma tarefa livre (Tema: Atitudes de Valores)
a)      Não podendo usar roupas, gestos, coreografias com danças sensuais.
b)      Cada equipe terá 05 minutos para apresentação.

TAREFA Nº  10 –   TAREFA EXTRA
Cada equipe deverá completar as 1.000 Tsurus.
a)      Cada equipe terá 03 minutos para apresentação